A Faculdade Estácio de Sá, no Campus Prado, abre novamente as suas portas para a realização da 4ª Mostra de Cinema Comentado. O evento será realizado no auditório da instituição na próxima semana, nos dias 8, 9 e 10 de junho. Serão exibidos 10 filmes durante os 3 dias do evento.
A exibição de filmes como "São Bernardo" e "O prisioneiro da grade de ferro", trazem a tona uma discussão de como se fazer cinema com um olhar crítico dos fatos políticos e econômicos que marcaram a história nacional e mundial, além das técnicas empregadas em cada obra.
Com poucos recursos e verbas restritas, os diretores da época tinham que representar de forma lúdica, indireta e objetiva os problemas enfrentados pelo povo, ludibriando dessa forma, os regimes autoritários existentes naquele contexto da história.
A cada filme exibido nessa 4ª Mostra, ficará evidente as dificuldades e as restrições do "fazer cinema" naquela época, mas ficará exposto o talento dos personagens e a capacidade de contextualização e crítica dos diretores na produção dessas obras.
Confira a programação:
No primeiro dia, as 8h da manhã, o filme “O Prisioneiro da Grade de Ferro”, do diretor Paulo Sacramento será comentado por Carlos Henrique Santiago, jornalista, ex-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e crítico de cinema.
No mesmo dia, às 19h é a vez da exibição do filme “São Bernardo”, de Leon Hirszman. Será comentado por Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema dos jornais “O Tempo” e “Pampulha”, de Belo Horizonte.
Já na Terça- feira, 9 de junho, às 8h30 o filme “Eu, Você e Todos Nós”, de Miranda July, terá a visão crítica pelo prisma de Clarisse Alvarenga, jornalista e mestre em Multimeios pela Unicamp. Ela é pesquisadora e realizadora no campo Audiovisual.
Ás 19h, José Ricardo, crítico de cinema e mestrando em Cinema pela UFMGAs fará seus comentários sobre o filme “Quantum of Solace”, do diretor Marc Foster.
E para fechar com chave de ouro, no último dia do evento será exibido às 8h o filme "Cinema Paradiso", do então cineasta Giuseppe Tornatore, e que posteriomente será comentado por Marcelo La Carreta, bacharel e mestre em Cinema pela UFMG, professor de Técnicas Audiovisuais, cineasta, animador e videocompositor.
E por último, às 19h, “Romance” , de Guel Arraes terá a comentado por Ivete Walty, professora da Faculdade de Letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP.
Essa, sem dúvidas é uma grande oportunidade para alunos, professores e amantes do cinema participarem não apenas como espectadores de histórias exibidas nas telas, mas sobretudo, deste evento dedicado ao cinema, com uma visão diferenciada, crítica sobre as obras, as técnicas e as linguagens empregadas em cada um deles comentados por quem realmente entende de cinema.
Vale a pena conferir e bom filme!
Nenhum comentário:
Postar um comentário