Você já deve ter ouvido falar em rede social de relacionamentos na internet, certo?
Esses formatos de “relacionamentos virtuais” tem crescido a cada dia no mundo todo e principalmente no Brasil, que segundo pesquisas, aponta o país com o maior número de internautas conectados à internet. A mais nova febre na rede é o Twitter, um site de relacionamento bem parecido com o Orkut onde você compartilha totalmente sua vida com milhares de usuários, que respondem a todo tempo a pergunta "O que você está fazendo?". Além do Twitter, já existe há muito tempo, o “primo” mais famoso nos EUA, e também mais parecido com o Twitter, o Facebook. Nele, os usuários podem postar fotos, procurar pessoas, comentar e responder a pergunta: "O que você está pensando agora?".
O Twitter, trata-se de uma rede social, onde os usuários podem enviar mensagens com até 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Essa prática, no caso de estudantes de Jornalismo ou até mesmo para os profissionais já formados, auxilia no processo de construção de textos concisos e objetivos, limitados até140 letrinhas.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e enviadas a outros usuários da rede e vistas pelo mundo todo.
Essas redes tem ganhado adeptos no mundo inteiro, desde anônimos a celebridades nacionais e internacionais. Os programas de TV, rádio e os portais na internet tem comentado demasiadamente sobre essa nova ferramenta, e com isso, tem aguçado a curiosidade de milhares de pessoas sobre o Twitter. Consta que mais de 14 milhões de pessoas já usam o Twitter para compartilhar suas vivências com o resto do mundo.
Mas esse fenômeno não para por aí. Além dos anônimos, celebridades no mundo inteiro tem aderido à prática. Entre os primeiros “twitters” inveterados está o presidente Barack Obama, que informou publicamente a adesão ao site. Além dele consta o nomes do atual governador da Califórnia Arnold Schwarznegger, o ex-presidente Al Gore, e outros famosos como Joe Biden, Britney Spear, Snoop Dogg, Michael Phelps, sem mencionar alguns nomes famosos no mundo da pornografia tais como Belladonna, Jenna Haze, Marie Luv e Stoya. E para comprovar a veracidade dos fatos, basta “googlá-los” para pegar o endereço eletrônico deles no Twitter. Mas muito cuidado, em se tratando de internet, os perfis fakes sempre estão presentes, e no mundo virtual dos famosos não poderia ser diferente.
Só para se ter a noção do poder de comunicação e disseminação de informações na internet, no início deste mês, o ator Ashton Kutcher, esposo da atriz Demi Moore, tornou-se a primeira pessoa a atrair um milhão de seguidores para seu Twitter. Durou pouco. Meia hora depois, a gigante CNN ultrapassou sua contagem em números de seguidores.
Para um "twitter", a felicidade e a glória nessa rede duram pouco, ou o suficiente para “baixar a febre”.
Wagner Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário