terça-feira, 28 de abril de 2009

Twitter, mais uma febre mundial na internet











Você já deve ter ouvido falar em rede social de relacionamentos na internet, certo?
Esses formatos de “relacionamentos virtuais” tem crescido a cada dia no mundo todo e principalmente no Brasil, que segundo pesquisas, aponta o país com o maior número de internautas conectados à internet. A mais nova febre na rede é o Twitter, um site de relacionamento bem parecido com o Orkut onde você compartilha totalmente sua vida com milhares de usuários, que respondem a todo tempo a pergunta "O que você está fazendo?". Além do Twitter, já existe há muito tempo, o “primo” mais famoso nos EUA, e também mais parecido com o Twitter, o Facebook. Nele, os usuários podem postar fotos, procurar pessoas, comentar e responder a pergunta: "O que você está pensando agora?".

O Twitter, trata-se de uma rede social, onde os usuários podem enviar mensagens com até 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Essa prática, no caso de estudantes de Jornalismo ou até mesmo para os profissionais já formados, auxilia no processo de construção de textos concisos e objetivos, limitados até140 letrinhas.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e enviadas a outros usuários da rede e vistas pelo mundo todo.

Essas redes tem ganhado adeptos no mundo inteiro, desde anônimos a celebridades nacionais e internacionais. Os programas de TV, rádio e os portais na internet tem comentado demasiadamente sobre essa nova ferramenta, e com isso, tem aguçado a curiosidade de milhares de pessoas sobre o Twitter. Consta que mais de 14 milhões de pessoas já usam o Twitter para compartilhar suas vivências com o resto do mundo.

Mas esse fenômeno não para por aí. Além dos anônimos, celebridades no mundo inteiro tem aderido à prática. Entre os primeiros “twitters” inveterados está o presidente Barack Obama, que informou publicamente a adesão ao site. Além dele consta o nomes do atual governador da Califórnia Arnold Schwarznegger, o ex-presidente Al Gore, e outros famosos como Joe Biden, Britney Spear, Snoop Dogg, Michael Phelps, sem mencionar alguns nomes famosos no mundo da pornografia tais como Belladonna, Jenna Haze, Marie Luv e Stoya. E para comprovar a veracidade dos fatos, basta “googlá-los” para pegar o endereço eletrônico deles no Twitter. Mas muito cuidado, em se tratando de internet, os perfis fakes sempre estão presentes, e no mundo virtual dos famosos não poderia ser diferente.
Só para se ter a noção do poder de comunicação e disseminação de informações na internet, no início deste mês, o ator Ashton Kutcher, esposo da atriz Demi Moore, tornou-se a primeira pessoa a atrair um milhão de seguidores para seu Twitter. Durou pouco. Meia hora depois, a gigante CNN ultrapassou sua contagem em números de seguidores.
Para um "twitter", a felicidade e a glória nessa rede duram pouco, ou o suficiente para “baixar a febre”.

Wagner Fernandes.

Nenhum comentário: