Assim foi criado o cupê Fiat Concept Car Adventure. Este inovador concept esportivo off-road para duas pessoas nasceu da união das proporções de automóveis esportivos com as principais características off-roads: altura elevada e grande ângulo de entrada e saída.
Olhando o FCC Adventure de frente percebe-se logo a robustez do modelo marcada pelos dois fortes vincos no capô, os faróis de grande personalidade e o peito de aço frontal, que invade o pára-choque.
Nas laterais destacam-se linhas fluídas típicas de um cupê. Capô e traseira curtos, faróis elevados e pára-lamas pronunciados, que comportam rodas exclusivas de 18 polegadas, conferem ao modelo agilidade, dinamismo e velocidade. Outros dois elementos estéticos são os vincos laterais que criam diferentes planos, resultando um efeito de luz “chiaro-scuro”, tipicamente italiano, e o rack porta-objetos que resulta também em efeito aerodinâmico.
A traseira alta com lanternas nas extremidades e pára-choques com linhas bem marcadas, com efeito extrator, completa a robustez do modelo. A esportividade também é reforçada pelo escapamento central e pelo rack com brake-light integrado. Seguindo o conceito Adventure este concept-car traz o estepe no alto da tampa traseira.
No interior, a composição é toda em preto, prata e laranja, como o volante revestido em couro com apliques em laranja e prata e os bancos de competição com cintos de cinco pontos na cor laranja com detalhes pretos. Assim como no novo Fiat Idea Adventure, o FCC Adventure
A traseira alta com lanternas nas extremidades e pára-choques com linhas bem marcadas, com efeito extrator, completa a robustez do modelo. A esportividade também é reforçada pelo escapamento central e pelo rack com brake-light integrado. Seguindo o conceito Adventure este concept-car traz o estepe no alto da tampa traseira.
No interior, a composição é toda em preto, prata e laranja, como o volante revestido em couro com apliques em laranja e prata e os bancos de competição com cintos de cinco pontos na cor laranja com detalhes pretos. Assim como no novo Fiat Idea Adventure, o FCC Adventure
também recebeu bússola e inclinômetros sobre o console central.
Para garantir o alto desempenho, o FCC Adventure é equipado com motor 2.4 20V, de 167 cv, tração dianteira com diferencial auto-blocante, suspensão independente nas rodas dianteiras, multi-link na traseira com amortecedores reguláveis, pneus 285/60 R18 P Zero nas rodas de 18 por 9,5 polegadas.
Para completar, a carroceria é pintada na cor laranja metalizada Tricoat – uma tinta especial que produz um efeito de mudança de cor conforme a luz, indo do amarelo até o vermelho intenso.
Para garantir o alto desempenho, o FCC Adventure é equipado com motor 2.4 20V, de 167 cv, tração dianteira com diferencial auto-blocante, suspensão independente nas rodas dianteiras, multi-link na traseira com amortecedores reguláveis, pneus 285/60 R18 P Zero nas rodas de 18 por 9,5 polegadas.
Para completar, a carroceria é pintada na cor laranja metalizada Tricoat – uma tinta especial que produz um efeito de mudança de cor conforme a luz, indo do amarelo até o vermelho intenso.
Pra combinar com a natureza
Conceito desenvolvido pela Fiat em Betim traz soluções ecologicamente corretas e o motor elétrico proporciona autonomia de 100 quilômetros, com bom desempenho.
Imagine um carro que tem estilo esportivo, funciona sem fazer barulho, não polui e ainda usa componentes feitos com materiais alternativos. É real e foi totalmente desenvolvido e construído em Betim. Trata-se do Fiat Concept Car II, o FCC II, que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008. Também conhecido como Bugster, o conceito funciona com
motor elétrico movido por 93 baterias de íon lítio, recarregáveis em qualquer tomada de 220V, e distribuídas de forma equilibrada na parte da frente e traseira do veículo. É um carro divertido de dirigir, com soluções que certamente estarão nos modelos de linha em breve.
O FCC II foi projetado no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, tendo como proposta principal a utilização de soluções ecologicamente corretas, aliadas ao estilo divertido. O desenho do conceito foi inspirado no Buggy, modelo feito com carroceria de fibra de vidro e mecânica VW, mas ganhou linhas mais ousadas e modernas. Os para-lamas dianteiros parecem asas e os faróis de xenônio e LEDs lembram os olhos de um felino.
A carroceria usa fibras naturais de fontes renováveis e, como não poderia deixar de ser, foi pintada de verde cítrico. Algumas partes, como o capô, foram injetadas em composto com nanoargila. Discos de freio, molas e outros componentes da suspensão receberam revestimentos organometálicos, isentos de metais pesados. A espuma dos bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado, recurso que já vem sendo usado em outros modelos Fiat.
O motor elétrico desenvolve potência de 59kW (cerca de 80 cv) e torque de 22,9 kgfm, que garantem ao conceito um desempenho surpreendente, com autonomia de 100 quilômetros. Para completar o conjunto mecânico, transmissão Dualogic, mas com apenas uma marcha para a frente, outra para a ré e o ponto morto. Conta ainda com o sistema Locker, o mesmo usado nos modelos da linha Adventure. Com chassi tubular, rodas de 18 polegadas e boa altura do solo, o FCC II conceito quer fazer bonito no asfalto e na terra.
O painel tem mostrador de potência, velocímetro e visor digital central com GPS. Não é preciso mudar marchas. Basta acelerar e frear. A direção exige braços mais fortes, pois não tem assistência hidráulica ou elétrica. A economia foi feita para reduzir peso e evitar roubo de energia. Mas isso não compromete o prazer de dirigir o Buggy verde, que faz curvas com desenvoltura e desenvolve bem nas retas. Só não foi possível testá-lo em subidas, em que o motor seria mais exigido. De qualquer forma, o FCC II é a prova de que podemos acreditar que em um futuro próximo teremos veículos mais silenciosos e menos poluentes em nossas ruas.
Veja na íntegra as fotos:
Concept Car FCC II
O FCC II foi projetado no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, tendo como proposta principal a utilização de soluções ecologicamente corretas, aliadas ao estilo divertido. O desenho do conceito foi inspirado no Buggy, modelo feito com carroceria de fibra de vidro e mecânica VW, mas ganhou linhas mais ousadas e modernas. Os para-lamas dianteiros parecem asas e os faróis de xenônio e LEDs lembram os olhos de um felino.
A carroceria usa fibras naturais de fontes renováveis e, como não poderia deixar de ser, foi pintada de verde cítrico. Algumas partes, como o capô, foram injetadas em composto com nanoargila. Discos de freio, molas e outros componentes da suspensão receberam revestimentos organometálicos, isentos de metais pesados. A espuma dos bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado, recurso que já vem sendo usado em outros modelos Fiat.
O motor elétrico desenvolve potência de 59kW (cerca de 80 cv) e torque de 22,9 kgfm, que garantem ao conceito um desempenho surpreendente, com autonomia de 100 quilômetros. Para completar o conjunto mecânico, transmissão Dualogic, mas com apenas uma marcha para a frente, outra para a ré e o ponto morto. Conta ainda com o sistema Locker, o mesmo usado nos modelos da linha Adventure. Com chassi tubular, rodas de 18 polegadas e boa altura do solo, o FCC II conceito quer fazer bonito no asfalto e na terra.
O painel tem mostrador de potência, velocímetro e visor digital central com GPS. Não é preciso mudar marchas. Basta acelerar e frear. A direção exige braços mais fortes, pois não tem assistência hidráulica ou elétrica. A economia foi feita para reduzir peso e evitar roubo de energia. Mas isso não compromete o prazer de dirigir o Buggy verde, que faz curvas com desenvoltura e desenvolve bem nas retas. Só não foi possível testá-lo em subidas, em que o motor seria mais exigido. De qualquer forma, o FCC II é a prova de que podemos acreditar que em um futuro próximo teremos veículos mais silenciosos e menos poluentes em nossas ruas.
Veja na íntegra as fotos:
Concept Car FCC II
FONTE: Site VRUM
Fotos: Bruno Gonzaga/Fiat/Divulgação
Fotos: Bruno Gonzaga/Fiat/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário